O tema foi: Depressão/ Auto-Estima
Você acabou de receber o diagnóstico de seu filho. E resultou que ele possui alguma necessidade especial. Como por exemplo, PDD-NOS; Autismo; Asperger; ou qualquer outra denominação. O que isso causa para você e na vida da sua família?
Depressão!!! E agora, onde encontrar ajuda? Existe um ponto em comum, todas nós recebemos uma notícia desagradável. Com isso é necessário mudança, mas enquanto. Não alcancemos a mudança nós passamos por 5 estágios: Você acabou de receber o diagnóstico de seu filho. E resultou que ele possui alguma necessidade especial. Como por exemplo, PDD-NOS; Autismo; Asperger; ou qualquer outra denominação. O que isso causa para você e na vida da sua família?
Negação, Raiva, Barganha, Depressão e Aceitação.
Esse foi o ponto de partida da nossa palestra.
Os 5 estágios de Kluber-Ross:
Esses estágios são importantes, é o modo natural de enfrentarmos os desafios. O que não pode ocorrer é você parar na negação.
Negação: É quando a pessoa nega estar passando por aquele sofrimento. Isso não é verdade.
Frases comuns:
Eu não acredito que isso esta acontecendo, isso não pode ser certo.
Ele tem só um pequeno atraso, o resto ele é saudável.
Ou você não conta para ninguém no Brasil.
Este fato de omitir aos familiares que a criança tem autismo ou qualquer outra deficiência já indica que você esta na negação.
Raiva: Quando fica impossível negar, vem a fase da revolta e do ressentimento. Essa fase é quando você começa com os porquês?
Frases comuns:
Porque comigo?
Porque não para outra pessoa?
Porque isso esta acontecendo comigo, eu sempre fui tão boa para merecer isso?
Tomar cuidado com essa fase que traz a culpa. Culpar a sim próprio, ou culpar o outro.
Barganha: Esse é o estagio da negociação, onde é muito comum buscamos a espiritualidade.
Frases comuns:
- Se Deus curar eu prometo que...
- Eu encontrei um medico maravilhoso, que já trabalhou com muita gente famosa...
- Eu descobri essa terapia que é revolucionaria esta fazendo milagres. Eu já ouvi falar dos resultados e assisti ate os vídeos.
- Essa é uma fase onde se costuma pesar muito no bolso. Os pais gastam muito dinheiro buscado encontrar uma solução ou em busca de uma cura milagrosa. É preciso muito cuidado!!!
Depressão: É a fase que apresenta um sofrimento intenso, a pessoa pode mostrar sinais depressivos significativos.
Frases comuns:
- Eu não consigo enfrentar isso;
- Não posso fazer minha família passar por isso;
- O que será de mim, do meu filho e da minha família;
- Aonde que eu errei
- Eu estou tão triste que não encontro forças para me preocupar com outra coisa
Aceitação: É a superação dos outros estágios, traz junto com ela uma grande paz e tranqüilidade. Infelizmente nem todos chegam nessa fase. A pessoa compreende que a doença/desordem é inevitável e aceita. Fase onde se inicia a mudança.
Frases comuns:
- O que posso fazer para ajudar meu filho e melhorar a vida da minha família.
- Tudo vai acabar bem.
Vou ligar para Ana/ Rhea e pedir ajuda?
Estas informações foi extraida a partir de materiais psicóloga Ana Henrichs.
Como encontrar a auto-estima?
Quando você alcança o estagio da aceitação a auto-estima vem naturalmente. Você acaba aceitando seu filho como ele é. Isso não quer dizer ficar de braços cruzados. É exatamente o contrário. Você decide ir à luta por ele. E essa decisão exige um grande esforço, mas ela vem junto com muitas vitórias.
O prazer de viver, o amor, e a força que move uma mãe a defender seu filho. Todos esses sentimentos estão dentro de nós. O difícil é encontrá-los e trazer-los para fora. Tudo isso são ferramentas para o desenvolvimento emocional e crescimento intelectual sendo assim estreitando os laços familiares. Enfrentar os desafios em famílias é prova mais forte para a conquista da superação. Você e sua criança só serão beneficiadas se encontrarem esse caminho! Busque um ideal, trace metas, tenha um objetivo.
A necessidade especial da criança será motivo de superação, com o fortalecimento da auto-estima. A criança se desenvolve e torna-se um adulto feliz, forte e capaz. É necessário ajudar essa criança a descobrir qual é o seu talento, assim ela sozinha encontrará o sucesso. Eu acredito que não importa qual é a deficiência, toda criança é capaz de aprender alguma coisa, e um dia vamos ser muito orgulhosos deles. Essas crianças serão grande motivo de inspiração para muitas pessoas.
Obrigada ao apoio profissional:
Ana Henrichs: Ela trabalha prestando assistência psicológica as famílias vivenciando situações de crise, como também auxiliam as famílias ao acesso a serviços comunitários.
Rhea Smith: ela trabalha prestando assistência e defesa as famílias, especialmente para aqueles que falam Português.
Obrigada a presença das mães: Andiara Oliveira, Áurea Dias, Cristina Oliveira, Denise Consoli, Elisangela Nascimento, Fernanda Rocha, Kelly Cianflone, Marlene Batista, Micheline Costa, Monica da Silva Vieira, Silvania Cantarino, Paula Rocha, Renata Silvano.
Obrigada a participação especial:
Neusa Faria (minha mãe).
A próxima reunião será: Quinta-feira: 26 /abril / 2012, as 07:00 PM
Local:
O estacionamento é Gratuito. Apenas avise na portaria que você veio para uma reunião na Federação. Para quem vai de trem é a linha laranja e a Estação é a Sullivan Square