Páginas

25 de set. de 2012

Reunião de #22: Quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Essa reunião foi novamente muito produtiva. Encerramos o tema: Comportamento. Apresentação foi conduzida pela Psicóloga Ana Henrichs.
Segundo Ana: Após essa apresentação ficou bem claro como identificar o que é comportamento.
Muitas vezes, quando pais procuram um Psicólogo eles dizem: Meu filho é muito levado. E importante lembrar que Levado não é comportamento. O que ele faz para ser levado? Ele corre todo o tempo, ele bate nas pessoas? Correr e bater são comportamentos. É necessário achar as características especificas para definir um comportamento. Somente após você dar dados específicos o Psicólogo será capaz de elaborar um plano comportamental para ajudar sua criança.

Todo e qualquer comportamento acontece por 3 motivos:

  • Chamar atenção
  • Escapar ou evitar uma situação indesejada
  • Obter algo ou alguma coisa
Antes de combater um comportamento indesejado é necessário analisar se realmente ele é problemático para sua criança. Se ele causa algum dano para sua criança.

  • O comportamento pode potencialmente machucar o indivíduo ou outros?
  • Ele interfere com a aprendizagem do indivíduo ou com a de seus colegas?
  • Ele interfere na qualidade de vida diária?
O comportamento tem função comunicativa, então cabe aos pais (que passam a maior parte do tempo com a criança) analisar para descobrir o que aquele comportamento esta querendo dizer?

 A, B, C do comportamento
Só podemos mudar um comportamento se a gente mudar o antecedente e/ ou a conseqüência:

A = Antecedente (o que aconteceu antes do comportamento)
B = Behavior (comportamento) (o que causou o comportamento)
C = Conseqüências (qual foi à conseqüência apos o comportamento)

A que função o comportamento satisfaz?
Ex: aliviar dor, sentir bem, ter atenção, ter amor dos pais, fugirem da responsabilidade, etc.

Condicionamento Clássico
Um bom exemplo seria a criança na escola: Ela tem dois professores, um que ela gosta e um que ela não gosta. O que isso gera. Ela vai gostar da matéria do professor preferido e não vai gostar da matéria do professor indesejado.

 Condicionamento Operante

 
  • E um processo onde damos respostas de forma a obter um beneficio ou a evitar algo desagradável.          
  • Enfatiza a conseqüência.
 
 
 
 
Apresenta
Remove
+
Reforço Positivo
Introduzir alguma coisa agradável
Castigo
Retirar alguma coisa agradável
-
Castigo
Introduzir alguma coisa desagradável
Reforço Negativo
Retirar alguma coisa desagradável

 São 4 possibilidades: São duas palavras chaves e dois sinais + -

  • Apresenta uma coisa positivo / Remove uma coisa positiva
  • Apresenta uma coisa negativa / Remove uma coisa negativa
 Exemplo de cada uma:
Reforço positivo:
Apresenta algo positivo, ex: Os Estados Unidos trabalham muito com o reforço positivo. Principalmente nas escolas. É o famoso “GOOD JOB” tudo que a criança faz de positivo é falado “good job”.

Retira uma coisa desagradável, ex: Você esta caminhando segurando as mãos da sua criança, e ela esta pedindo para você soltar. Então você diz: - Só vou soltar se você se comportar. O que significa isso: Você retira o segurar as mãos que estava causando uma situação desagradável para essa criança.

Reforço negativo:
Culturalmente nós brasileiros crescemos e aprendemos a só utilizar o reforço negativo.
Quando você retira uma coisa agradável “castigo”: sem TV, sem game, não vai sair à noite, etc.
Quando você introduz uma coisa desagradável, “castigo”. Você pode introduzir uma tarefa desagradável para a sua criança como, por exemplo, arrumar o quarto, lavar a louca, etc. Aqui também entra um tópico muito polemico, mas que tema que ser considerado devido à cultura brasileira que e o “castigo físico”.
Aos pais brasileiros que moram nos EUA é necessário um esforço muito grande para quebrar o ciclo do reforço negativo.  Se isso não acontecer gera uma confusão para a criança. Pois enquanto ela esta na escola ela aprende o reforço positivo, e quando volta para casa recebe o reforço negativo. Os pais com sabedoria navegam muito bem nas 2 vertentes: Reforço positivo e negativo ao mesmo tempo para alcançar seu objetivo.

Duas coisas muito importantes são:
Aprendendo a trabalhar com esse quadro você esta apta para mudar qualquer comportamento. Esse quadro funciona muito bem com qualquer criança e com qualquer diagnostico. O que varia é o grau de comprometimento da criança e a atitude dos pais.

Só é possível mudar um comportamento com:
  • Consistência
  • Persistência
É natural e esperado que os pais não consigam ter consistência e persistência, então o trabalho do psicólogo e ajudar esses pais a adquirir novamente o controle da situação.

O ideal é você aplicar o reforço positivo nos comportamentos que você deseja que permaneçam. E aplicar reforço negativo, nos comportamentos que você deseja que desapareçam, ou seja, no castigo você esta ensinando a não fazer enquanto no reforço você esta ensinando a manter aquele comportamento. Então se quero acabar com um comportamento uso do castigo. E se quero manter um comportamento uso do reforço positivo e negativo.

Algumas coisas importantes quando se aplica um reforço ou castigo são:
  • O reforço e o castigo devem ser dados imediatamente.
  • Deve-se explicar qual e o comportamento a ser reforçado ou punido e qual a conseqüência.
  • O Reforço e o Castigo não devem ser fracos nem fortes, mas sim o suficiente.  
Uma forma simples de lembrar como utilizar o quadro e assim:
  • Comportamento que você quer ver mais: Elogia/Reforça
  • Comportamento que você quer que pare: Castigo/Time Out
Dicas para aplicar time out
  • Time Out é um momento sem blábláblá, o que significa ação em silêncio. Na hora do time out não e hora de ficar falando e desabafando com seu filho (a). E hora de agir. Depois do time out e que você explora com a criança o porquê ela ficou de time out e qual o comportamento que você quer ver da próxima vez.
  • Time Out deve ser aplicado imediatamente. Se muito tempo se passar entre o comportamento que você quer acabar e a aplicação do time out, esse passa a não ter não aplicar porque vai ser tempo/esforço perdido.
Ate agora foi falado sobre comportamentos que já existem e se e uns comportamentos que ainda não existe, então estamos falando em criar/modelar um novo comportamento.

Modelar um comportamento novo não tem como reforçar porque ainda não existe, então…
  • Comece com algo bem próximo e reforce a medida que a criança for fazendo progresso
  • Saiba qual o comportamento que deseja modelar porque assim fica mais fácil de criar uma escala de evolução para se reforçar.
  • Defina os passos que vão ser reforçados e nunca se esqueça do que já foi dito anteriormente. Muita persistência e consistência.
Um exemplo simples e criança andar. Assim que o baby consegue ficar de quadro os pais fazem a maior festa começam a colocar os brinquedos favoritos na frente do baby assim ele começa a engatinhar. Depois ela começa a ficar em pe segurando nos moveis e a maior festa acontece de novo, ate que o baby consegue ficar em pe mais ainda não anda sozinho. O que os pais fazem? A mãe geralmente fica na frente chamando pela criança ate que ela da uns passinhos e muita festa, beijos, abraços, foto, vídeo, ligação para a vovó, etc. Isso é exemplo de reforço em cada etapa e muita persistência e consistência.
Esse conteúdo foi do tirado do material de Ana Beatriz Henrichs, LMHC
ABC do Comportamento. Corrigido e aprovado por Ana Henrichs.

Obrigada ao apoio profissional:                                                                                   
Ana Henrichs: Ela trabalha prestando assistência psicológica as famílias vivenciando situações de crise, como também auxiliam as famílias ao acesso a serviços comunitários.
Rhea Smith: Ela trabalha prestando assistência e defesa as famílias, especialmente para aqueles que falam Português.

Obrigada a presença das mães: Cristina Matos, Fernanda Rocha, Gloria Pinto, Marlene Batista, Monica da Silva Vieira, Raquel Cruz, Renata Silvano, Sara Negrini, Vanilde Ferreira.

A próxima reunião será: Quinta-feira: 27 /setembro / 2012, as 07:00 PM

Local: 529 Main Street, suíte 1102, Andar: M1 sala 1M3 Charlestown, MA 02129. O estacionamento é Gratuito. Apenas avise na portaria que você veio para uma reunião na Federação. Para quem vai de trem é a linha laranja e a Estação é a Sullivan Square