O tema IEP sempre fará parte da nossa agenda de palestras, já tratamos desse assunto em reuniões anteriores de #3, #11 e atual de #25. Abordamos nesta matéria outro ponto muito importante antecedente da reunião de IEP, que quase nunca é levado em consideração, que seria a necessidade de preparar-se para a reunião.
® Como se preparar para a reunião de IEP de sua criança?
Estamos vivendo numa época em que as escolas estão lidando com orçamentos cada vez mais reduzidos, poucos recursos e ainda precisam descobrir uma maneira de como educar um número cada vez maior de crianças. Esta situação é agravada pelo fato de que as turmas estão aumentando e superlotando as escolas, e o numero de professores credenciados diminuindo devido a demissões. Assim como todas as outras áreas da educação, os Distritos Escolares estão tentando descobrir maneiras de cortar custos também em Educação Especial. Mesmo que o custo não pode ser um fator na determinação de serviços para um Programa de Educação Individualizada (IEP), as crianças que recebem os serviços apropriados são aquelas cujos pais são educados e preparados a participar de uma reunião de IEP. Isso torna ainda mais importante estar preparado para a sua próxima reunião.
Este artigo irá ajudá-lo a realmente se preparar para a sua próxima reunião de IEP.
Antes da sua reunião releia o IEP do ano passado prestando atenção às necessidades, os níveis atuais de progressos, acomodações / modificações, metas e serviços. Se você acha que seu filho esta apresentando uma nova área suspeita de deficiência ou você precisa de uma atualização sobre os níveis de habilidade ou de uma deficiência. Este é o momento para solicitar uma nova avaliação. O distrito escolar, geralmente, só atualiza avaliações formais a cada três anos para o IEP trienal a menos que seja solicitado pelo pai para ser feito anualmente. Certifique-se que o pedido de avaliação seja feita em uma carta que você leve em mãos pessoalmente para a escola. Lembre-se que toda a comunicação escrita e verbal deve ser profissional em tom e conteúdo. Tente não ser emocional ou hostil.
Nunca vá sozinho. Sempre leve alguém com você. Peça a uma amiga que conhece você e seu filho. Com o objetivo de fazer anotações durante a reunião e dar apoio emocional.
Escreva um “relatório de mãe”. Todos os profissionais vão escrever um relatório. Então o seu relatório também deve ter voz e ser incluído nos arquivos de seu filho. Escreva uma introdução da sua visão geral sobre sua criança, prepare uma lista detalhada dos pontos fortes e fracos de sua criança. Incluindo itens do interesse de seu filho como: Passatempos, o comportamento em casa, relacionamento com a família e amigos, e o que você acha que são as suas maiores necessidades e suas deficiências. Anote perguntas ou preocupações que você possa ter sobre avaliações atuais ou relatórios escolares. Certifique-se de perguntar como é a atuação de seu filho, com os colegas de classe.
Escolha as metas que você considera mais importantes em habilidades, estratégias para programar e trabalhar com sua criança. Faça uma lista de perguntas que você poderia querer saber sobre o progresso que seu filho(a) fez em ultrapassar essas metas. As metas do ano passado foram alcançadas? Devem continuar ou ser excluído para o próximo ano? Anote algumas metas que você gostaria de ver o seu filho alcançar no próximo ano. Isso ajuda a estreitar o foco, como também permite a todos os membros da equipe a permanecer no alvo.
Prepare uma declaração de visão. Escreva uma visão de como você imagina o seu filho para os próximos três anos. Como você idealiza que seja o progresso de sua criança. Quais as habilidades que você gostaria que seu filho (a) desempenhe? Seja específico. Que comportamentos que você gostaria de ver melhorado? O seu filho necessita de alguma avaliação especifica? Quais são suas principais preocupações com sua criança? Onde serão aplicados os serviços de educação especial, na sala de aula com crianças regulares, ou em sala separada? As metas são adequadas para a idade, grau e sala do seu filho? Esteja preparado para pedir serviços do programa de verão para o seu filho (a).
Todas as decisões sobre a colocação, etc., devem refletir essa visão.
Pedir todos os relatórios de avaliações que a escola fez em sua criança com mínimo de 24 horas de antecedência da reunião. Para que você tenha tempo de se preparar.
Pedir relatórios dos serviços privados. Se
sua criança receber algum tipo de serviços privados (Speech, OT, ABA, psicólogo,
etc.) pedirem-lhes para escrever um relatório ou uma carta de recomendação para
você apresentar na reunião. Esteja preparado para apoiar as suas idéias e
pedidos. Traga cópias de quaisquer avaliações recentes ou informações médicas
com você. Também trazer amostras do trabalho do seu filho que você acredita que
indicam pontos fortes e necessidades de melhoria. Se o seu filho está envolvido
em quaisquer atividades comunitárias ou de trabalho, levar cópias das
avaliações ou cartas de supervisores.
Peça permissão para gravar a reunião. Você precisa dizer a equipe com antecedência para que eles possam também gravá-la. Isto é especialmente importante para as reuniões difíceis com muita disputa entre as partes.
Peça permissão para gravar a reunião. Você precisa dizer a equipe com antecedência para que eles possam também gravá-la. Isto é especialmente importante para as reuniões difíceis com muita disputa entre as partes.
Pergunte na reunião que outras avaliações o Distrito Escolar oferece? Deixe um Termo de Consentimento assinado para permitir que seu filho seja avaliado. Avaliações importantes adicionais a serem feitas na sua criança podem incluir:
Avaliação de Comunicação Aumentativa (Augmentative Communication Assessment)
Avaliação de Comportamento Funcional (Functional Behavior Assessment)
Avaliação da integração sensorial (Sensory Integration Assessment)
Decida quantas vezes você precisa de relatórios de progresso.
Você sente que você tem sido adequadamente informados do progresso do seu filho ao longo do ano? O que é necessário para que você sinta-se que está devidamente informado? Estabelecer um sistema de comunicação efetiva entre os pais e os professores. Poderia usar escritos comunicados diários, e-mails ou telefonemas.
Converse com outras mães e organizações como o nosso grupo de mães para estar bem informado/preparado com total domínio de seus direitos. Participe de todos os treinamentos sobre IEP, e Direitos básicos em Educação Especial realizados na Federação para Crianças com Necessidades Especiais. Não deixe de participar da Conferencia anual da Federação.
Obrigada ao apoio profissional:
Rhea Smith: Ela trabalha prestando assistência e defesa as famílias, especialmente para aqueles que falam Português.
Obrigada a presença das mães:
Cristina Matos, Dayane Nietto, Fabiana Silva, Fernanda Rocha, Gloria Pinto, Josiane Domiciano, Noêmia Bueno, Perla Moraes, Raquel Cruz, Sara Negrini, Vanilde Ferreira.
Obrigada
a presença do pai:
Edson da Silva A próxima reunião será: Terça-feira: 11 / Dezembro / 2012, as 07:00 PM
Local: 529Main Street, suíte 1102, Andar: M1 sala 1M3
Nenhum comentário:
Postar um comentário