Páginas

31 de jan. de 2018

Reunião de #87: Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2018

Nossa reunião foi muito produtiva, começamos com as orientações de Marcony Almeida sobre alguns serviços que a nossa comunidade brasileira desconhece. Serviços de proteção e ajuda social ao imigrante. Encontre no final dessa palestra as informações, imprima e coloque num lugar de fácil alcance para qualquer emergência. Eu gostaria de fazer um agradecimento publico em nome de nosso grupo ao Marcony Almeida por dedicar seu tempo em ajudar e orientar pessoalmente em nosso encontro.
Depois foi dado o inicio a nossa reunião que começou com uma interessante dinâmica antes da palestra. Esse encontro foi todo preparado para ensinar os participantes a analisar certos comportamentos e conseguir lidar com situações de crises e sentir na pele o que sua criança sente e porque ela fica fora de controle.

Em primeiro lugar distribuímos tape para todos os participantes e pedimos para por na boca, e a partir daquele momento as pessoas não poderiam mais se comunicar com palavras: Qual foi a intensão? Mostrar a importância da comunicação. As crianças com autismo possuem muita dificuldade em se expressar claramente e muitas delas são não-verbais. E parte de muitos comportamentos inadequados é razão por não ser compreendida. Os participantes foram testado ate o limite ao ponto de ter uma explosão. Em nenhum momento preparáramos os participantes para explicar o que iria acontecer depois. Exatamente como fazemos com nossas crianças, nunca temos o trabalho de preparar elas explicando o que vai acontecer. Essa atitude contribui de forma negativa aumentando a ansiedade e contribui com o aumentos de momentos de birras.

Em segundo lugar a terapeuta da fala fez um bingo onde não deixou os participantes entender ou ver com clareza as informações. Isso causou muita inquietação e desconforto, as pessoas começaram a ficar muito impacientes, e se não bastasse o todo incomodo, no momento em que alguém estivesse quase enchendo a cartela um dos organizados desse encontro puxou as cartelas desmarcando o jogo das pessoas. Algumas pessoas perderam a paciência.

Em terceiro lugar foi a etapa mais difícil de todo o treinamento, onde a terapeuta ocupacional começou a estimular todos os sentidos sensoriais e ninguém gostou. Houve gente nesse momento tirou o tape da boca e perguntou que horas vai acabar eu tenho que ir embora‼!

E com essa atitude alcançamos nosso objetivo. Tudo isso foi planejado para expor vocês a situações difíceis.  E como esperar um comportamento exemplar??? Vocês estavam com todo o processamento sensorial desorganizado. Sem poder se comunicar, cansados, com fome, sem entender nada, cheios de duvidas querendo aprender/ fazer perguntas e ficar com aquele tape estupido na boca‼!

Muitas vezes fazemos o mesmo com nossos filhos, ou eles passam diariamente na escola por situações semelhantes. É um amiguinho que pega algo deles, ou faz algo que eles não gostam. Eles tentar contar o que aconteceu mas muitas vezes são mal interpretados. Ou mesmo a gente quando obrigamos eles a fazer algo indesejado.

E se alguma pessoa que falou ou se expressou de maneira inadequada durante a reunião, e se você não gostou não leve em consideração, pois foi um dia atípico onde muitos foram testados ate o seu limite.

Tudo isso que aconteceu foi um alerta importante para fazermos um analise de si próprio (olhemos no espelho) e ver onde podemos melhorar, qual é nosso maior defeito onde temos que nos policiar e nossa maior qualidade que devemos deixar aflorar e usar em favor do próximo.

Pronto agora você já é capaz de entender sua criança por completo, então podemos entrar em nosso treinamento.

“Essa matéria não será publicada na integra. Esse é o resumo apresentação de slides não contém detalhes, explicações ou respostas das perguntas feitas nesse encontro.”




























Obrigada ao apoio profissional:
Marcony Almeida, Michele Junqueira e Marcela Vitor

Obrigada a presença:
Andressa Morais, Camila Silva, Marcela Ferreira de Oliveira, Marcia Bernardina, Mara Simões, Mariana Formosa, Aline Gaspar, Cintia Vilas Boas, Graziele Guerini, Aline Gomes, Elaine Bastianeli, Claudia Moreira, Rosilene Rodriguez, Ana Paula Lopes, Bianca Silva, Rodolfo Vitor, Gislaine da Silva, Rubens Santos, Kelly Barreto, Silvana Dias, Ana Paula Oliveira, Renata Ramos, Nathalie Gazzoni, Fernanda Gazzoni, Denise Leite Alves, Taiana dos Anjos, Suzy Silva, Flavia Vaz de Souza, Angélica Bachour, Andreza Wesler, Malzira Cardoso, Selma Santos, Jazmin Ruiz, Angélica Teixeira, Marcia Matos, Priscila Felisbino e Fernanda Rocha




Nenhum comentário:

Postar um comentário