Páginas

28 de fev. de 2018

Reunião de # 88: Sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2018

Nossa reunião foi muito interessante dividimos em duas partes: Primeiro `a apresentação foi conduzida por Sibia Keila com varias informações importantes sobre finanças e como ter uma aposentadoria e um futuro seguro, muitas dessas informação a nossa comunidade brasileira desconhece. Eu gostaria de fazer um agradecimento publico em nome de nosso grupo `a Sibia por dedicar seu tempo em ajudar e orientar pessoalmente em nosso grupo.

Biografia: Sibia Keila Nascimento é natural de Vila Velha ES. Casada, mãe de 2 filhos Abner e Ana uma menina linda com síndrome de Down. Possui formação em Teologia pela Boston Theological School Seminar, Master in Clinical Psychology e Doutorado em Philosophy in Clinical Couseling pela Florida Christian University. Líder Coachinhg pelo Abreu Coaching Internacional Instituto. Sibia tem como foco o atendimento `a comunidade brasileira, ajudando `a estabelecer planejamento e conhecimento, as pessoas trabalham muito e estão adoecendo emocionalmente e fisicamente. Atualmente trabalha como Life e Financial coach , atendendo pessoas com desejo de ter uma vida saudável, aprender a se organizar e viver uma vida abundante em todos os aspectos.
Dicas importantes de Sibia: A importância de planejar o futuro financeiro de sua criança.
O que não fazer:
  1. Aplicar para receber ajuda do SSI se tem casa própria em qualquer lugar do mundo ou mais de um carro na família ( pois se for auditada a família terá que devolver o dinheiro).
  2. Fazer uma poupança ou investimentos em nome da criança.
  3. Não colocar bens em nome dessa criança.
O que deve fazer:
  1. Criar uma declaração de visão do futuro para sua criança (carta de intenção) que deverá ser entregue para o guardião.
  2. Um testamento informando quem irá cuidar da criança.
  3. Buscar um advogado para redigir esse documento.
  4. Abrir em seu nome (pais) uma conta que no testamento será citada sua criança como beneficiaria.
  5. Marcar uma consulta com especialista financeiro para conversar sobre o assunto (esse serviço é gratuito) pois o erro nesses passos custara a retirada dos benefícios de sua criança.
  6. Marcar uma consulta com um advogado especialista para fazer o testamento ou carta de intenção pois eles sabem dizer as considerações jurídicas de cada estado.
A segunda parte de nossa reunião foi emocionante demos inicio `a nossa dinâmica “As diferenças nós faz fortes”. Esse encontro foi todo preparado para ensinar os participantes a fazer uma analise de si mesmo, entender e respeitar as diferenças. Nós muitas vezes lutamos em todos os ambientes da sociedade para a conscientização e respeito para com os indivíduos com autismo. Então, nós temos que ser modelo para as pessoas que nos observam. A minha preocupação é ensinar ver a vida por uma outra ótica, onde se ouve mais e julga menos. Enquanto paramos para ouvir o outro aprendemos muito com essas experiências. Aos poucos começamos a experimentar uma grande mudança interior, que nos ajuda a continuar a lutar para que as pessoas aceitem e respeitem as diferenças de nossos filhos, nosso exemplo para a sociedade é significativo na mudança de atitude das pessoas que vivem ao nosso redor …
Também fizemos uma analogia aos “rótulos” mostramos alguns rótulos e pedimos para os participantes para adivinhar.  Muitos erraram e alguns acertaram. Isso foi apenas uma simbologia para mostrar que o rótulos são apenas imagens criadas especialmente para identificar um produto. Mas isso não pode jamais ser usado para pessoas. A gente trás na memoria os “rótulos/apelidos” que foram dados em nossa infância e isso pode ocasionar inseguranças, ansiedades ou traumas para o resto da vida.
É muito difícil se encaixar em uma sociedade que possuem padrões tão restritos onde muitos buscam a imagem perfeita, vivem de aparências ou são superficiais. Fazem tudo para alcançar a popularidade e a atenção nas redes sociais. Como ser autênticos ou deixar nossos filhos serem impactados nesse mundo de aparências cheio de críticas, onde eles são autênticos até demais ao ponto de ser confundido com falta de educação/elegância. Não é apropriado dizer certas coisa, então como eles vão saber em que momento mentir.

Em todos os aspectos você pode ser criticado: Se é magro, gordo, careca, cabelo comprido ou curto, se sua voz é alta, baixa, se você estudou pode ser considerada esnobe, se não estudou é ignorante… e por ai vai‼! Os julgamentos geralmente são cruéis, injustos e nada tem haver com o que a pessoa realmente é. Para conhecer alguém é necessário olhar sem pressa, passar tempo junto e conhecer. “Eu também sou julgada‼ Já ouvi falar… Se faço serviço voluntário é porque gosto de  aparecer‼ Se eu falo que vou ajudar tem que ser imediatamente! Algumas pessoas não se colocam em meu lugar, não respeitam se eu tenho dois filhos especiais, marido, casa para cuidar e muitos outros compromissos com os grupos, escola e inclusão na igreja.”

Em nosso grupo temos pessoas de todas as classes sociais, diferentes grau de escolaridade, pessoas vindas de diferentes cidades e estados do Brasil, culturas diferentes, personalidades distintas, algumas passivas outras ativas, introvertidas, extrovertidas, emotivas, guerreiras temos muito mais coisas que nos une do que nos separa. Aprender a ter harmonia e respeitar essas diferenças sempre será um desafio. Em nosso grupo somos muito unidas e sempre uma esta apoiando a outra. Para quem nunca participou de um grupo de apoio saiba que é muito importante o contato pessoal e a troca de experiência com outras mães. Certas informações a gente não acha na internet, em livros, ou na TV. O aprendizado acontece no momento exato em que você esta passando por aquela dificuldade.
Exemplo:
  • Como ajudar a criança com autismo a superar e progredir?
  • Porque  algumas crianças tampam o ouvido?
  • Porque algumas crianças com autismo babam?
  • Porque elas não gostam de cortar unhas?
  • Porque é um drama cortar/ ou lavar os cabelos?
  • Como fazer para levar no dentista e ter um higiene bucal adequado?
  • Como fazer tomar remédios?
  • Como lidar com as crises?
  • Porque fazem movimentos repetitivos e estereotipados?
  • Como parar com a autoagressão?
  • Como ajudar no desenvolvimento?
Todas essas duvidas as novas mães tem, e somente outra mãe que passou pela mesma situação pode ajudar, mostrar que tudo vai ficar bem e que você não esta sozinha…
Nesse grupo não é permitido julgar e tudo o que conversamos só pode ficar no ambiente da reunião para preservar a confidencialidade dos participantes…

Obrigada a presença:
Lilian Nakamura, Andreza Wesler, Jocasta Costa, Camila da Silva, Andressa Morais, Denise Leite Alves, Taiana dos Anjos, Mara Simões, Gabriella de Mello, Aurea Santos, Bruna Mocci, Ana Paula Oliveira, Kelly Barreto, Silvana Dias, Flavia Vaz de Souza, Sibia Keila Nascimento, Elaine Bastianeli, Gislaine da Silva, Gilmara Alves Afonso, Malzira Cardoso, Daniela Lomba, Nair Lage, Fernanda Gazzoni, Miriam Bacelar, Priscila Felisbino, Veronica Peroni, Angélica Teixeira, Rodolfo Vitor, Marcela Vitor, Suzy Silva, Angélica Bachour e Fernanda Rocha.

Reunião de suporte com participação especial de Sibia Keila

Nenhum comentário:

Postar um comentário