Foi um tema indispensável quando o assunto é dar apoio às crianças com necessidades especiais. Tema: IEP.
Esse tema já foi estudado inúmeras vezes em nosso grupo e é um tema que faz parte da nossa pauta anual, (Para ter mais informações acesses as reuniões de números: 3, 11, 25, 29 e na atual 35).
Esse assunto precisa ser estudado com freqüência, pois à medida que a criança cresce novos desafios aparecem e se a gente não entender sobre leis, não tem como dar o suporte que a criança necessita para ela alcançar o currículo. E a conseqüência é que muitas vezes é sofremos, pois optamos por decisões equivocadas ou decidimos por influencias de pessoas não visam o bem estar da criança.
Saiba como evitar alguns erros e se defender:
Qual seria a sugestão da escola para um problema muito comum que ocorre com algumas crianças?
Ex: Se seu filho não esta fazendo um progresso desejado, a escola aconselha para a criança repetir o ano a fim de evitar que essa situação prejudique a auto-estima da criança.
Qual seria a sua decisão?
O que fazer quando nos vemos dentro de uma situação parecida com a desse exemplo?
O primeiro passo para ajudar a você lidar com problemas do cotidiano seria a sua participação consistente nas reuniões do grupo. Participando das reuniões você estará apta para entender e saber navegar dentro do sistema escolar dando assim a sua criança uma educação de qualidade e mais oportunidades de sucesso.
Lembre-se você que pode contratar a melhor Advocate do Estado mais nenhuma vai defender seu filho melhor do que você. Pois ninguém no mundo conhece melhor que você a sua criança. O objetivo do nosso grupo é levar as famílias à informação por que ela será sua arma.
O que é IEP?
É um Programa de Educação Individualizada, onde uma junta de profissionais do desenvolvimento se reúne para analisar se a criança qualifica para participar desse programa. Após qualificar eles desenvolvem um plano educacional para a criança.
Qual o critério de qualificação?
Se sua criança possui uma ou mais dessas deficiências ela qualifica para participar do programa de educação especial e ter um IEP.
Autismo, Retardamento no desenvolvimento, Intelectual, Sensorial (audição, visão, surdez- cegueira), Neurológica, Emocional, Comunicação, aprendizagem especifica e física.
Se você perdeu esse tema fique atenta para a agenda do ano que vem.
Esse estudo foi retirado do material da Federação para crianças com necessidades especiais.
http://www.fcsn.org
Obrigada ao apoio profissional:
Ana Henrichs: Ela trabalha prestando assistência psicológica as famílias vivenciando situações de crise, como também auxiliam as famílias ao acesso a serviços comunitários.
Rhea Smith: Ela trabalha prestando assistência e defesa as famílias, especialmente para aqueles que falam Português.
Obrigada a presença das mães, pais e voluntários:
Cristina Matos, Dayane Nietto, Dicionir da Silva, Edson da Silva, Fernanda Rocha, Gislaine da Silva, Jaqueline Reis, Monica Vieira, Octavio da Silva, Vanderleia da Silva, Vanilde Ferreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário